Agronegócios
Empregos na cadeia do agronegócio crescem 11% em 2023
No terceiro trimestre de 2023, a população ocupada na cadeia atingiu a marca de 2,27 milhões de pessoas, registrando um aumento de 11% em comparação com o mesmo período de 2022
BATANEWS/AGROLINK
O panorama do mercado de trabalho na cadeia do agronegócio revela um crescimento significativo, conforme indicado pelo mais recente levantamento realizado pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) em parceria com a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove).
No terceiro trimestre de 2023, a população ocupada (PO) na cadeia atingiu a marca de 2,27 milhões de pessoas, registrando um aumento de 11% em comparação com o mesmo período de 2022. No entanto, em relação ao trimestre anterior, houve uma queda de 1,9%, que se correlaciona com o término da colheita em todo o país. Esses dados refletem diretamente nas participações da PO da cadeia produtiva em relação à PO do agronegócio e do Brasil, alcançando 9,79% e 2,27%, respectivamente.
O estudo Cepea/Abiove destaca o papel da agroindústria na geração de empregos, evidenciando um aumento de 13,5% na população ocupada entre os terceiros trimestres de 2022 e 2023. Esse crescimento foi observado em todos os três subsetores industriais analisados, incluindo esmagamento e refino, rações e biodiesel.