Economia
'Quebra galho', dizem trabalhadores sobre aumento de R$ 100 no salário mínimo
Projeto da Lei Orçamentária de 2024 prevê salário de R$ 1.421
BATANEWS/CGNEWS
Para o próximo ano, a previsão é de que o salário mínimo seja de R$ 1.421, conforme o projeto da Lei Orçamentária de 2024. O novo valor é R$ 101 ou 7,64% a mais que o salário vigente, de R$ 1.320. A expectativa é de que seja uma ajuda, mesmo que mínima, mas ainda insuficiente de acordo com pessoas ouvidas pela reportagem.
Segundo dados do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), o mínimo ideal para sobreviver é de R$ 6.528,93.
A autônoma Luana Oliveira Chalega, de 31 anos, afirma que o salário mínimo é incompatível com o preço atual dos produtos e que mesmo com o aumento, não dá para comprar muitas coisas.
'Praticamente nada. É desproporcional. Eu acho que é incompatível ao preço das coisas hoje em dia. Às vezes temos que descobrir o santo para cobrir o outro, deixa de pagar uma conta ali para pagar outra que é mais urgente', destacou.
Da mesma forma, a cabeleireira Juliely Spiller, de 28 anos, vê que não é o suficiente. Ela conta que no mês, os gastos são para alimentação e manter a casa.
'Não dá para muita coisa. Eu acho que ajuda, se a gente souber administrar. Eu vou anotando na agenda para poder economizar ao máximo.'
O promotor de vendas João Victor Pinheiro, de 20 anos, diz que prioriza os gastos da casa, como água, luz, internet e alimentação.
'O salário mínimo ainda é muito baixo. Tem que aumentar um pouquinho, pelo menos R$ 300 a mais', completou.
O economista Márcio Coutinho diz que mesmo com o aumento é necessário fazer escolhas. “Com R$ 100 ajuda com certeza, tudo que aumentar na renda é bom. Mas o grande lance é que o salário mínimo está baixo, é muito pouco perante a necessidade que as pessoas têm para viver. A pessoa que vive com um salário precisa saber fazer escolhas com sabedoria', pontuou.
Ainda de acordo com o profissional, o ganho real é pequeno e repõe a inflação. “Mas se pararmos para pensar, esse aumento está repondo a inflação e tem um pequeno ganho real', disse.
Projeto – O valor de R$ 1.421 é apenas R$ 32 a mais que R$ 1.389, proposto na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias).
O valor proposto na Lei Orçamentária de 2024 representa aumento real de 7,7% em relação a 2023. A alta obedece a regra de correção automática do salário mínimo, extinta no ano de 2019.
LEIA MAIS
Família de Mato Grosso capota ao desviar de carreta que invadiu pista na MS-060
PRIMEIRA PÁGINA
Acidente de Trânsito







