Brasil pode colher recorde de trigo com safra de quase 11 mi de toneladas

BRASILAGRO


Brasil pode colher recorde de trigo com safra de quase 11 mi de toneladas

TRIGO REUTERS Enrique Marcarian.jpg

O Brasil aumentou o plantio de trigo na atual temporada em meio a bons preços, e o clima tem sido favorável até o momento. A área plantada com trigo no Brasil totaliza 3,207 milhões de hectares, alta de 17,6% na comparação com 2021

A produção brasileira de trigo deve totalizar um recorde de 10,935 milhões de toneladas em 2022, apontou hoje (21) a consultoriaSafras& Mercado, que elevou a expectativa em mais de 400 mil toneladas na comparação com a projeção anterior, segundo um comunicado.

A colheita está em desenvolvimento em partes do país, incluindo o Paraná, um dos maiores produtores nacionais.

O Brasil aumentou o plantio de trigo na atual temporada em meio a bons preços, e o clima tem sido favorável até o momento.

“O reajuste leva em conta aumento nas expectativas para o Paraná, São Paulo, Goiás e Distrito Federal e para a Bahia. Essa deve ser a maior safra da história, superando o recorde anterior, das 7,745 milhões de toneladas de 2021, em 41,2%”, disse aSafras.

O Paraná deve ser o segundo maior estado produtor nesta temporada, com 4,2 milhões de toneladas, versus 3,9 milhões na projeção anterior.

O avanço da colheita nas regiões oeste e norte do Paraná e as condições das demais lavouras permitiramelevar a previsão, disse aSafras.

Os números para o Rio Grande do Sul (maior produtor nacional), para Minas Gerais, Santa Catarina e para o Mato Grosso do Sul foram mantidos.

Os gaúchos devem produzir 5,1 milhões de toneladas.

A área plantada com trigo no Brasil totaliza 3,207 milhões de hectares, alta de 17,6% na comparação com 2021, disse a consultoria.

A produtividade também deve aumentar, chegando a 3,41 toneladas por hectare, contra 2,839 toneladas por hectare no ano passado (Reuters, 21/9/22)